Frédéric Chopin nasceu numa aldeia perto de Varsóvia, em março de 1810. Ele foi aclamado na Polônia como uma criança prodígio. Compunha música e escrevia poesia aos seis anos.
Os ecos do seu talento ultrapassaram as fronteiras polonesas quando Schumann ouviu sua música e escreveu em um jornal: “Tirem os chapéus senhores! Um gênio!”. Quando eclodiu na Polônia o Levante de Novembro e o país foi invadido pelo exército do Império Russo, Chopin deixa o país para sempre.
Em Paris, após uma sensacional estreia na Salle Pleyel, na presença de Liszt e Mendelssohn, Chopin se torna uma celebridade. Sua vida foi marcada por altos e baixos intensificados pela tuberculose, que o mataria aos 39 anos, e pela tempestuosa relação amorosa com a grande escritora George Sand.
Antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo, seu coração foi retirado e colocado em uma urna de cristal enviada a Varsóvia, onde permanece até hoje lacrada em uma Igreja sob a inscrição do Evangélio segundo São Mateus, que diz: "onde seu tesouro está, estará também seu coração”.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
Twitter: https://twitter.com/tvcultura
Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura/
Site: https://tvcultura.com.br/