Aviso: no vídeo sobre o livro O Negro no Futebol Brasileiro, de Mario Filho, que consta dessa edição do Entrelinhas, é preciso observar que a afirmação do escritor segundo a qual Carlos Alberto, jogador do Fluminense na década de 1910, usava “pó de arroz” no rosto para branquear a pele foi contestada por pesquisadores mais recentes, que afirmam que o esportista já adotava essa prática em seu clube anterior, o América do Rio de Janeiro, para aliviar a pele após se barbear - não tendo, portanto, o intuito de dissimular sua origem como afrodescendente.
O suposto erro objetivo de Mario Filho nesse caso específico, todavia, não altera em essência seu inventário de situações de racismo na história do esporte mais popular do Brasil, justificando a homenagem do Entrelinhas a esse clássico de interpretação das contradições sociais do país pela ótica do futebol.
O Entrelinhas desta semana entrevista representantes da cena literária e editorial brasileira para saber como eles encaram a persistente e crescente questão do racismo no mundo contemporâneo.
O programa também conversa com o premiado poeta e ensaísta mineiro Edimilson de Almeida Pereira, que acaba de lançar quatro novos livros.
#TVCultura #Entrelinhas
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
- Play Store: http://bit.ly/3KUUHhI
- Apple Store: http://apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
Twitter: https://twitter.com/tvcultura
Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura/
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvcultura?lang=pt-BR
Site: https://tvcultura.com.br/