Antônio Abujamra entrevista o ator Cacá Carvalho, que vem ao programa contar um pouco sobre sua trajetória artística, de Belém do Pará aos palcos europeus. Fascinado pela projeção das sombras provindas de seu corpo diante a luz de uma vela, Cacá conta que foi naquele momento de sua infância que descobriu sua vocação: “Foi ali que eu descobri o meu mundo. (...) Eu persigo no teatro esse momento”.
Profissionalmente, ele iniciou suas atividades teatrais junto à Universidade de Belém do Pará, entre 1968 e 1969, mas sabia que precisaria deixar sua cidade natal para progredir em sua carreira. “Se eu não saísse de Belém eu viraria uma mangueira a mais naquela cidade”. Já em São Paulo, no ano de 1978, obteve o primeiro marco de sua carreira: a brilhante interpretação de Macunaíma, sob direção de Antunes Filho.
Em 1998 ficou conhecido nacionalmente por interpretar o personagem Jamanta, na novela Torre de Babel da Rede Globo. Apesar do sucesso, Cacá teve forte resistência para aceitar um novo convite na televisão. “O defeito é meu, não é do veículo, do produto. (...) Eu não combino com o veículo”.
Apaixonado pela matemática, Cacá Carvalho foi desenvolvendo uma linha de trabalho muito particular e diz usar dessa ciência exata na construção e desenvolvimento de suas peças e personagens: “Eu tento aplicar a matemática no teatro pelo rigor, pela precisão, pelo tempo e pelo ritmo. Sou obsessivo”. Encerrando a entrevista, o ator diz que vê no teatro um importante agente transformador das pessoas e conclui: “O teatro é o caminho para um homem novo”.
Além de Cacá Carvalho, o programa Provocações traz ainda uma entrevista de arquivo em homenagem ao falecimento do cenógrafo Cyro Del Nero, morto em 30 de julho de 2010.
Programa exibido em 20/08/2010.