Canal Viola, Minha Viola

Subcanal Especiais

Viola, Minha Viola - Especial | Dominguinhos


Gênero: música

Desta vez, relembramos a carreira do mestre da sanfona, Dominguinhos.

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, nasceu no ano de 1941, em Garanhuns, no agreste pernambucano. Instrumentista, cantor e compositor, ele trazia consigo uma sensibilidade e alegria cativantes.
Quando menino, ele tocava triângulo e pandeiro num trio ao lado de dois de seus 16 irmãos, Moraes e Valdomiro. Os Três Pinguins se apresentavam em feiras livres e portas de hotéis, mas Dominguinhos já tinha uma sanfona de oito baixos, presente do seu pai, e era com ela que passava a maior parte de seus dias, estudando por horas a fio. Foi então que se tornou o sanfoneiro de Os Três Pinguins. E por sua impressionante habilidade, ficou conhecido em Garanhuns como Neném do Acordeon.
Anos mais tarde, o pai de Dominguinhos resolveu aceitar o convite e partiu com o garoto em direção à Cidade Maravilhosa, numa viagem que durou 11 dias. O Neném do Acordeon passou a se apresentar em programas de rádio e casas noturnas, conviveu e fez parte do grupo de Luiz Gonzaga. E foi do grande mestre que ganhou o nome artístico de Dominguinhos.
Logo trilhou seu próprio caminho, se tornando um dos artistas mais completos e respeitados da nossa música. O homem de jeito simples, de fala mansa e sorriso fácil detestava viajar de avião. Por isso, chegou a recusar convites para tocar nos Estados Unidos e na Europa, e passou três dias viajando de ônibus para se apresentar em cidades do Nordeste.

Siga a TV Cultura:
- Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
- Twitter: https://twitter.com/tvcultura
- Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura
- G+: https://plus.google.com/+tvcultura