Gilberto Scarpa, um cineasta premiado, vem ser provocado por Antônio Abujamra. Ele diz ser formado em artes plásticas, mas que agora está "tentanto" ser cineasta.
Afirma que no meio audiovisual a metira é comum, algo que já praticou - e muito - mesmo quando fazia trabalhos para o governo.
"Não gostaria de fazer tele-novelas, são todas muito parecidas".
"Os Filmes que não fiz", é o nome de seu premiadíssimo curta-metagem, do qual foi diretor, editor e roteirista. E vem nos confessar que o filme é um grande desabafo, principalmente após "engavetar" alguns projetos incabados.
Conta que desde pequeno gosta de ver filmes, mas que grande parte assistiu na TV. Por isso acha que seu gosto e estilo são muito populares.
Dentre alguns nomes que o influenciaram, estão Spike Lee, Scorsese, Stevie Martin, Clint Eastwood e Coppola. Por sinal, são todos norte-americanos, talvez esteja aí o gosto pelos perdedores:
“O ‘looser’ americano me interessa profundamente”.
Nosso premiado convidado ainda faz um confissão sobre o próximo filme que irá fazer. E quando questionado sobre a situação do Brasil hoje fala que vai mal, "os jovens precisam de mais exemplos bons".
Será Gilberto Scarpa um grande exemplo para a juventude?
Entenda esta e outras questões no Provocações!
Siga a TV Cultura:
- Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
- Twitter: https://twitter.com/tvcultura
- Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura
- G+: https://plus.google.com/+tvcultura