Uma mulher nos bastidores da Cosa Nostra, a máfia mais famosa e mais temida da Itália.
Lucia Helena Issa, autora de “Quando Amanhece na Sicília” e convidada de Provocações, revela os segredos da máfia siciliana, que vão muito além dos filmes de Hollywood: “O filme americano O Poderoso Chefão romantizou a máfia a tal ponto, que achamos que eles defendiam a família e eram protetores. Na verdade, os verdadeiros poderosos chefões são muito mais cruéis.” E alerta: é melhor um mafioso sem dinheiro do que um mafioso preso.
Lucia Helena é jornalista e já esteve em diversos países da Europa a serviço dos jornais Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e da RAI (rádio italiana). Seu livro é o resultado de entrevistas com diversas mulheres que se levantaram contra a máfia na Itália: “A mulher na Sicília soube unir força e coragem, sem perder sua ternura.”
Lucia não se ateve apenas às experiências do país de Berlusconi, ela viajou (e descobriu!) o mundo. De família capitalista, durante a época da faculdade alimentava o sonho do comunismo, mas conta como mudou de opinião no período em que uma realizava pesquisa para o seu trabalho de conclusão de curso. Sobre o leste europeu, Lucia fala de sua passagem pelo campo de refugiados de Shatila e a situação que se encontram atualmente.