Para estrear a nova “roupagem”, em comemoração aos 10 anos de idade do programa, Provocações recebe a fotógrafa Maureen Bisilliat, a mais brasileira das mulheres nascidas na Inglaterra. Ela já trabalhou com artes plásticas, fotografia e agora também atua como videomaker. Atualmente assina a exposição Maureen Bisilliat: fotografias, na Galeria de Arte do SESI-SP.
“Desde o início, eu sempre liguei a foto à palavra”. Maureen Bisilliat que tem fotografias inspiradas na obra de Guimarães Rosa, Jorge Amado, Ariano Suassuna e Adélia Prado, confessa à Abujamra que seu negócio sempre foi sequenciar, roteirizar e trabalhar com as imagens, estabelecendo uma linha narrativa entre as fotos. E mais, apesar de tudo nunca foi apaixonada por fotografia, mas sim por trabalhar com sequencias de fotografias.
Maureen também fez um ensaio na aldeia do Xingu, a convite de Orlando Vilas-Boas e nos contou que nesse ensaio, que a princípio era para ser feito em preto e branco, a cor se impôs, tendo que mudar seus planos durante a produção das fotos.
“O grande fotógrafo, que não é o meu caso, sabe dentro dos quatro cantos da fotografia, sintetizar a vida.” Para conhecer mais dessa inglesa “abrasileirada”, não perca a estreia de Provocações de cara nova.
ABUJAMRA LÊ TEXTO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA