Antônio Abujamra entrevista a jornalista premiada no Brasil e no exterior, Daniela Arbex. Daniela revela em seu livro a visão dos pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, de Minas Gerais. Sua obra, entitulada “Holocausto Brasileiro”, narra os horrores vividos pelas vítimas no hospital psiquiátrico que tinha capacidade para 200 pacientes, mas chegou a atender 5000 indivíduos.
Daniela conta como surgiu a ideia do livro: "O Holocausto Brasileiro nasceu a partir do acesso de um conjunto de imagens feitas no interior da unidade em 1961 pelo fotógrafo da revista ‘Cruzeiro’, Luiz Alfredo. No meio de uma conversa, ele tirou da gaveta um livro e falou: ‘antes que eu me esqueça, você precisa ver isso’. Quando eu peguei o livro e vi parte dessas imagens, eu fiquei completamente impactada, porque nenhuma daquelas imagens me remetia a um hospital, mas a um campo de concentração. E muito mais do que isso, eu fiquei chocada pelo fato da minha geração não saber nada sobre essa história”.
Daniela Arbex lê trecho de uma carta do psiquiatra Francisco Paes Barreto, onde ele entra no mundo ficcional de Guimarães Rosa e consola Sorôco (do conto “Sorôco, sua mãe, sua filha”) em carta endereçada ao personagem.
Antônio Abujamra lê Junqueira Freire
Siga a TV Cultura:
- Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura
- Twitter: https://twitter.com/tvcultura
- Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura
- G+: https://plus.google.com/+tvcultura